Professores do PROJOVEM URBANO discutem estratégias

20 de abril de 2010

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Em função do número insuficiente de alunos matriculados no ProJovem Urbano no município de Trairi, os 12 professores lotados nas Escolas Jonas Henrique de Azevedo e Elizeu Barbosa, juntamente com os agentes de matrícula e o Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves, estiveram reunidos nesta terça-feira para planejar a divulgação porta-a-porta no interior do município.
Nesta quarta-feira, com o apoio da Prefeitura Municipal de Trairi que cedeu três veículos para o deslocamento dos professores e agentes, será feita uma varredura nas comunidades que dispõem de transporte escolar, no caso para o ensino médio, com o intuito de preencher as vagas necessárias para o início do Programa em Trairi.



Homenagem à Professora Robertha Arrais

16 de abril de 2010

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Nossa Querida Mestra,
Robertha Arrais

Trazemos-te um recado de muita gente
Com as quais você conviveu estas duas semanas
No CEU!

Há gente que pretende praticar uma boa ação e
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo de fato convenceu.

Há alguém que agora quer vencer na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições de certo permaneceram.

E há mais alguém que quer superar as dores do dia a dia,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou bastante.

É por isso que és importante para todos nós
Que fazemos parte da turma 08 do PROJOVEM URBANO.

Saibas que somos verdadeiros em afirmar que
O teu trabalho é bastante nobre,
Pois tu semeias a razão e o progresso,
A união e a harmonia
E nos motiva para vermos as
Coisas da vida com um outro olhar.

Seu jeito meigo, sereno, singelo e sincero
Deu-nos inspiração para acreditarmos nas juventudes
Com as quais haveremos de lidar na labuta diária.

E agora, Robertha,
Querida facilitadora,
Sorria!
Sorria porque Deus está contigo!

Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

E essa gente somos todos nós,
Seus tietes da turma 08.

Parabéns pelos méritos que são somente seus!
Parabéns!


Tribunal do Júri da Sala 08

15 de abril de 2010

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Após intensa discussão sobre as dificuldades que encontraremos na caminhada com os alunos do ProJovem Urbano, as equipes, divididas por município, aqpresentaram o mapa de desafios e as possíveis soluções.
Itatira fez uma apresentação em Power Point, com muita clareza e riqueza de detalhes. Ipu apresentou um álbum seriado expondo todas as possíveis situações-problema e as sugestões para o enfrentamento do problema.
Trairi apresentou seu trabalho e colocou sua principal preocupação - Transporte escolar, em "julgamento". Acusação e defesa fizeram um debate e os demais professores-alunos julgaram, decidindo e ajudando a encontrar a solução mais viável para o caso.
No comando do "Tribunal do Júri" a professora (meritíssima) Lucimar do Municípío de quixeré que pôs ordem na sala e, ao final, proclamou a sentença, claro, favorável aos alunos do ProJovem Urbano.

PROTESTO SILENCIOSO

12 de abril de 2010

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No último sábado, dia 10 de abril, professores participantes da Formação ProJovem Urbano- salas 08 e 06, realizaram protesto silencioso no refeitório da Casa de Retiro Nossa Senhora de Fátima. O ato serviu como alerta para os quase 300 participantes do evento que prepara profissionais de 31 municípios do Ceará, para assumirem a partir de 26 do corrente mês as turmas do ProJovem Urbano em seus municípios, no sentido de não desperdiçarem alimentos, além de colaborar com a limpeza do local destinado às refeições diárias dos mesmos.
Com cartazes colados ao próprio corpo, os professores exibiam mensagens de incentivo à prática da boa educação e lembravam aos colegas de magistério a importância de pôe em prática aquilo que eles ensinam todos os dias nos bancos de escola onde ensinam.
Após o almoço, os cartazes com as mensagens foram colados nas paredes laterais do refeitório para que todos os que ali passassem pudessem percebê-los e refletir sobre o uso do local, visto que ainda restam 6 dias de preparação ate o término da formação.



TRABALHO E CRIATIVIDADE NAS APRESENTAÇÕES

10 de abril de 2010

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Professores participantes da Formação ProJovem Urbano, durante esta primeira semana, estão tento a oportunidade de conhecer diretrizes, objetivos e finalidades do Programa.
Desde o início do curso, estão sendo apresentadas experiências exitosas com a aplicação do programa tanto no estado do Ceará, quanto a nível nacional. Os formadores têm como princípio básico, porém fundamental, que os futuros professores compreendam o espírito com o qual o programa foi concebido e ja vem sendo aplicado com os alunos dos 10 municípios que mantém atividades do ProJovem desde 2009. Todos os momentos da Formação têm sido muito proveitosos do ponto de vista do aprendizado de como lidar com os jovens de 18 a 29 anos, faixa de idade em que os alunos podem ser matriculados. No entanto, talvez o melhor laboratório tenham sido as apresentações de trabalhos produzidos em equipe. Estimulados e orientados pela facilitadora Robertha Arrais, as apresentações da sala 08 tornaram os momentos de maior troca de experiência entre os futuros professores do programa. A criatividade unida à descontração tem gerado ótimos momentos de integração entre os participantes de Trairi, Quixeré, Itatira e Ipu, o que certamente muito contribuirá no planejamento e execução das aulas na aplicação direta com os jovens em sala de aula.De parabéns todos os alunos-professores e a expectativa de aprendermos cada vez mais com a sequencia da capacitação.

PRIMEIRO DIA DA FORMAÇÃO

8 de abril de 2010

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A acolhida dos professores aconteceu inicialmente na sala com a Assistente Social Roberta, que deu as primeiras orientações aos professores. Os docentes de Trairi, Itatira, Quixeré e Ipu apresentaram-se um a um e comentaram suas experiências anteriores, destacando qualidades e habilidades que consideram mais importantes enquanto educadores.
Ao final do dia, no Auditório, houve a apresentação formal da Diretoria do ProJovem e em seguida, apresentações musicais de uma aluna do Município de Cascavel e vários professores que soltaram a voz e fizeram a alegria dos de todos os presentes à cerimônia.
Destaque para a fala dos diretores do programa que apresentaram as diretrizes do programa e conclamaram a todos para a luta em favor dos jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Estado do Ceará.

Local da Formação ProJovem é o CEU

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Condomínio Espiritual Uirapuru-CEU, é esse o local da capacitação dos professores que estarão assumindo as turmas do ProJovem Urbano em mais 31 Mdunicípíos do estado do Ceará, as quais somadas as 10 ja existentes perfazerão um total de 41. Desde a última segunda-feira dia 05 de abril, aproximadamente 280 docentes recebem formação preparatória para a empreitada com jovens de 18 a 29 anos.
O início das atividades do projeto está marcado para 26 de abril e o período de preparação se estenderá até o dia 17 do corrente mês.
Veja imagens do CEU.

Entendendo o PROJOVEM

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Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

Com essa perspectiva, em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem.

A iniciativa mostrou resultados importantes e promissores, indicando a propriedade de se ampliarem, reforçarem e integrarem ações voltadas para a juventude que se desenvolviam em diferentes ministérios. Para articular essa experiência acumulada em um programa integrado, constituiu-se, no início de 2007, o grupo de trabalho GT Juventude, que reuniu representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Casa Civil e dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social, do Trabalho e Emprego, da Cultura, do Esporte e do Planejamento.

Os resultados do GT Juventude indicaram caminhos para a realização do propósito da Presidência da República de promover um programa amplo e diversificado de inclusão social dos jovens brasileiros, lançando-se o ProJovem Integrado, que se articula por duas noções básicas:

a) OPORTUNIDADES para todos;
b) DIREITOS universalmente assegurados.

Em conjunto, essas noções propiciam que o jovem se torne protagonista de sua inclusão social, na perspectiva da cidadania

ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Constitui uma reformulação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens

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